Fedora
Fedora antigamente chamado Fedora Core é um sistema operativo que tem por base o Linux, a distribuição Linux é completamente livre de custos para poder usufruir e partilhar. Foi criada pela Red Hat. Atualmente mantida pelo Projeto Fedora (Fedora Project). Sua instalação é semelhante a versão 9 do Red Hat, em computadores com mais de 1 GHz de processamento e 256 de MB de memória RAM, a instalação padrão demora cerca de 30 minutos. Depois da instalação o GNOME fica como gestor de desktop padrão, podendo ser mudado para o KDE, WindowMaker, XFCE e etc. Já vem com o browser Mozilla Firefox, com LibreOffice e suporte a diversos idiomas, além de uma grande diversidade de programas para servidores e desktops. Novas versões do Fedora são lançadas aproximadamente a cada 6 meses, tendo como padrão três versões-teste para validação e correção de defeitos, reportados através do sistema bugzilla do projeto.
História
Os usuários da versão Red Hat 9 estavam aguardando a versão 9.1 ou 10 da distribuição, mas na verdade a Red Hat estava com outros planos para a nova versão.
Esta distribuição era comercializada em caixas e disponível nas lojas. Quem assim o adquiria, procurava por mais recursos. Esta era a versão Enterprise Linux.
A Redhat decidiu focar o mundo corporativo com o Red Hat Enterprise Linux e descontinuou sua versão voltada para a comunidade, lançando o Projeto Fedora e registrando esta nova marca, desvinculando esta nova distribuição de suas marcas.1 Este novo projeto é movido pela comunidade onde estes acreditam em dar a outros a capacidade de seguirem a sua própria visão do que deve ser um Sistema operativo livre .
Projeto Fedora
O Fedora representa um conjunto de projetos patrocinados pela Red Hat e direcionados pelo Projeto Fedora. Estes projetos são desenvolvidos por uma imensa comunidade internacional de pessoas focadas em prover e manter as melhores iniciativas através dos padrões livres do software de fonte aberto.
A Distribuição GNU/Linux Fedora, projeto central do Projeto Fedora, é um sistema operacional baseado no Linux, sempre gratuito para ser usado, modificado e distribuído por qualquer pessoa.
As versões testes do Fedora foram iniciadas a partir de Julho de 2003 e em Março de 2004 saiu a primeira versão estável.
O Fedora é um sistema que pode ser utilizado tanto em desktop quanto em servidor sendo derivado do Red Hat Linux 9 (uma das distribuições linux mais populares).
Suas principais características são:
Fedora é 100% grátis e consiste em software livre & aberto.
Fácil utilização, mesmo para usuários inexperientes em GNU/Linux.
Instalador Anaconda, um dos mais fáceis utilizados atualmente.
Gestor de desktop GNOME e KDE.
Inclui diversos Drivers de periféricos atualizados, facilitando a detecção de hardwares mais novos.
Possui diversas interfaces de configuração (Rede, Video, Som, Segurança, Teclado, Samba, Serviços e etc) facilitando a administração e configuração do sistema.
Sistema para gerenciamento de pacotes Yum e atualizador de pacotes PackageKit (a partir do Fedora 9).
Inumeros programas divididos por temas, que podem ser selecionados na instalação ou através do gerenciador de pacotes.
LiveCDs instaláveis com GNOME e/ou KDE disponíveis oficialmente a partir da versão 7.
A partir da versão 7, inclui o REVISOR, uma ferramenta de facil utilização para que qualquer pessoa possa gerar sua versão LiveCD ou DVD baseado no Fedora.
Disponível ISO para gravação de DVD. A partir da versão 9 está disponível um ISO para gravação de CD para instalação via rede.
Disponível nas arquiteturas x86, x86_64, PPC e ARM.
Traduzido e Documentado em Português pelo Projeto Fedora Brasil.
Sem vírus nem spyware, baseado em Linux e seguro.
Edubuntu
Edubuntu é uma distribuição Linux desenvolvida pela Canonical Ltd baseada no sistema operacional Ubuntu para ambientes escolares. A meta fundamental é proporcionar o professor com conhecimento técnico limitado a habilidade de instalar um laboratório de informática, o Edubuntu tem esta capacidade porque tem um gerenciador de configuração, usuários e processos.
Edubuntu é desenvolvido em colaboração com professores e técnicos de informática de várias partes do mundo, incorporando técnicas de redes como a do LTSP (Linux Terminal Server Project) facilitando a aprendizagem dos alunos.
O manifesto do Edubuntu diz, entre outras coisas que:
Edubuntu sempre será livre a mudanças, e não será cobrado taxas extras para o Edubuntu dedicado a empresas. Nosso trabalho é disponível livremente a todos da mesma forma.
Edubuntu inclui a melhor infraestrutura de traduções e acessibilidade de todas as distribuições Linux.A partir da versão 8.04, o EduBuntu é distribuído como complementos para o Ubuntu, não mais como um sistema operacional independente.
Linux mint
Linux Mint é uma distribuição Linux irlandesa. Possui duas versões: uma baseada em Ubuntu (com o qual é totalmente compatível e partilha os mesmos repositórios) e outra versão baseada em Debian.
Diferencia-se de ambos os sistemas por incluir drivers e codecs proprietários por padrão e por alguns recursos que permitem fazer em modo gráfico configurações que em ambos os sistemas são feitas através do modo texto. Utiliza por padrão o desktop Gnome modificado, com um menu no painel inferior junto à barra de tarefas (o MintMenu), similar ao menu do KDE, ou o menu "Iniciar" do Windows. O propósito da distribuição é providenciar um sistema Linux que funcione "out-of-the-box"; isto é, esteja pronto para uso assim que terminar a instalação. Dessa maneira, o único trabalho do usuário será o de personalizar a aparência, se desejar, e instalar programas extra, caso necessite.
O Linux Mint, sistema baseado no Ubuntu vem em várias edições, versões de 32 e 64 bits, Linux Mint com a interface gráfica Cinnamon que é baseada no Gnome mas vem sendo desenvolvida independentemente e já esta em sua versão 2.0, e a interface gráfica Mate 1.6 que proporciona uma experiência mais suave para hardwares mais modestos mas sem perder suas principais funções e características que são praticidade e fluidez em aplicações. O mint também é distribuído através das edições comunitárias ("Community Editions"), utilizando os desktops KDE, LXDE, Xfce e Fluxbox.
A maioria dos idiomas são incluídos, incluindo a Língua Portuguesa.
A versão baseada em Debian, oficialmente batizada "Linux Mint Debian Edition" (LMDE), utiliza os repositórios Debian e dos próprios mantenedores do Linux Mint. Considerando os codecs e plugins automaticamente instalados, determinadas aplicações específicas e temas visuais para o sistema, o LMDE é uma instalação Linux sem maiores modificações de um sistema Debian.



Nenhum comentário:
Postar um comentário